
Os crustáceos são animais invertebrados. A maioria dos crustáceos vivem na água, como as lagostas, camarões,percebes e os caranguejos, mas também existem crustáceos de água doce, como a pulga-d'água e crustáceos terrestres como o bicho-de-conta.
Podem encontrar-se crustáceos em praticamente todos os ambientes do mundo, desde as fossas dos oceanos até glaciares e lagoas temporárias dos desertos.

O Camarão tem o coração na cabeça. Em 2002, a captura mundial de camarões marinhos foi de 2.843.020 toneladas, enquanto que a produção mundial por aquacultura foi de 1.292.476 toneladas.
Lagosta é o nome genérico dado aos crustáceos marinhos caracterizados por terem as antenas do segundo par muito longas. Podem atingir tamanhos grandes (mais de um kg) e têm uma grande importância económica, uma vez que são considerados alimentos de luxo.


Os Bichos-da-Conta são crustáceos que se adaptaram à vida em terra firma, espalhados por todo o mundo, mas necessitam viver num ambiente húmido e escuro. Por isso, procuram as cavernas, onde se podem esconder por baixo de pedras ou paus. Estes animais possuem órgãos dos sentidos, fora da sua carapaça, que os ajudam a encontrar locais húmidos.
Os Crustáceos

